O Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira é uma instituição de ensino público, do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, pertencente ao concelho e distrito do Porto.

Este Agrupamento foi homologado por Despacho do Diretor Regional de Educação do Norte, datado de 2003, e após parecer favorável do Departamento de Avaliação Prospetiva e Planeamento - DAPP, ao abrigo do disposto no ponto 1 do Artigo 8º do Decreto--Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio, e do ponto 2 do Artigo 6º do Decreto-Regulamentar n.º 12/2000.

O Agrupamento tem como sede a Escola Básica Manoel de Oliveira e é constituído ainda pelas seguintes escolas: EB da Ponte, EB da Vilarinha, EB da Fonte da Moura e EB de António Aroso.

Tem como patrono o cineasta Manoel de Oliveira desde Março de 2001. Nesta data a até então Escola EB,23 de Aldoar obteve a autorização do Ministério da Educação para usar o nome de Manoel de Oliveira, cerca de um ano depois do próprio o ter autorizado com a seguinte missiva: “Embora me não julgue merecedor, a estima e simpatia que tenho por Aldoar e pela vizinhança amiga de que beneficiei durante os muitos e muitos anos enquanto aí morei, na rua da Vilarinha, 431, casa e lugar de que guardo maiores saudades, e agora perante a honra de quererem dar à Escola o meu nome, não tive coragem de dizer não a um tal convite”.

O Projeto Educativo define como missão do Agrupamento “Educar para a Cidadania e para uma Educação de qualidade

Setembro de 2012